Você está aqui:  Publicações ::..
Destaques Minimize
   
  
   
 
Legislação Anual Minimize
   
 Print   
   
 
Legislação - Área Minimize
   
  
   
 
Publicações Minimize
 

 

 

Reconhecendo que a criança é também um consumidor, e é por natureza particularmente vulnerável, a Direção-Geral do Consumidor, entidade destinada a proteger os direitos e interesses dos consumidores, no âmbito do Dia Mundial da Criança que se celebra a 1 de junho, elaborou e divulga uma Brochura Informativa alusiva, na qual chama a atenção para os direitos da criança, com especial incidência em matéria da proteção da sua  saúde e segurança.


 

 

 

Hoje celebra-se o Dia de S. Valentim e porque a data é propícia à aquisição de bens, para celebrar este dia em segurança a Direção-Geral do Consumidor divulga alguns conselhos aos consumidores.

 

Consulte o folheto alusivo ao dia.

14/02/2018

 

 


 

 

À semelhança dos anos anteriores a Direção-Geral preparou uma brochura alusiva ao Carnaval de 2018, dedicada à informação aos consumidores, especialmente os mais jovens.

A brochura dá conselhos e orientações sobre produtos específicos para o Carnaval, para que crianças e jovens possam brincar em segurança.
 

As máscaras, as bombas de carnaval, os artigos para disfarces, são alguns temas que se podem aqui encontrar. São mostrados riscos e dadas orientações para os evitar, pelo que é de todo o interesse a sua divulgação e leitura por crianças e jovens, bem como para os consumidores em geral.

Para além dos conselhos apresentados, recorda-se o cuidado que deve ser tido no momento da compra de roupa de carnaval: ver se o tamanho é o correto e perguntar sempre se é possível trocar e em caso afirmativo, quais as condições.

 

Esta brochura está também disponível:

- www.consumidor.gov.pt

- https://www.facebook.com/dgconsumidor

 

A Direção-Geral do Consumidor

 


"BRINCAR E NADAR EM SEGURANÇA!

PROCEDIMENTOS QUE SALVAM VIDAS!"

A Direção-Geral do Consumidor e o Instituto Português da Qualidade lançaram a brochura eletrónica “Brincar e nadar em segurança. Procedimentos que salvam vidas”. A brochura tem o intuito de alertar os pais e educadores para a adoção de procedimentos e de comportamentos que ajudem a diminuir os riscos de acidentes nas piscinas e a divulgar a norma portuguesa sobre requisitos de segurança de vedações e acessos.

"Vá de férias em segurança"


À semelhança dos anos anteriores a Direção-Geral preparou uma brochura alusiva ao Carnaval de 2017, dedicada à informação aos consumidores, especialmente os mais jovens.

A brochura dá conselhos e orientações sobre produtos específicos para o Carnaval, para que crianças e jovens possam brincar em segurança.

As máscaras, as bombas de carnaval, os artigos para disfarces, são alguns temas que se podem aqui encontrar. São mostrados riscos e dadas orientações para os evitar, pelo que é de todo o interesse a sua divulgação e leitura por crianças e jovens, bem como para os consumidores em geral.

Para além dos conselhos apresentados, recorda-se o cuidado que deve ser tido no momento da compra de roupa de carnaval: ver se o tamanho é o correto e perguntar sempre se é possível trocar e em caso afirmativo, quais as condições.

 

BROCHURA

 

 


Dia dos Namorados 

Divulgação de brochura da Direção-Geral do Consumidor

 

O Dia dos Namorados está a chegar, mas na altura de escolher um presente o consumidor não deve deixar que a emoção tome conta da carteira.

Evitar compras por impulso, estar atento aos seus direitos, planear e pesquisar preços é essencial na altura de comprar um presente para o Dia dos Namorados.

A Direção-Geral do Consumidor desenvolveu um folheto informativo sobre este tema.

 

 

 


 

Natal de 2016 mais seguro e protegido!

 

 

Neste Natal planeie com antecedência o que quer oferecer, compare previamente os preços, não deixe as compras para a véspera das festas nem compre por impulso, e evite, se possível, recorrer ao crédito ao consumo.

Estes são alguns dos conselhos que constam da habitual brochura natalícia da Direção-Geral do Consumidor para um Natal de 2016 mais responsável e sustentável.

 


 

 

 


 

Assinalando-se, hoje dia 14 de outubro, o “Dia das Compras na NET”, a Direção-Geral do Consumidor, recomenda:

 

 


 

Com o novo ano letivo à porta, a Direção-Geral do Consumidor renova a brochura informativa “Regresso às aulas em segurança” que visa alertar para a promoção da saúde e da segurança dos mais novos no seu regresso às aulas - 2016-2017.

 


 

 

Dia 1 de junho, celebra-se o “Dia Mundial da Criança”e, como tal, a Direção-Geral do Consumidor, enquanto entidade destinada a proteger os direitos e interesses dos consumidores, associa-se a esta comemoração com a edição de um folheto/cartaz em formato eletrónico podendo ser impresso em formato A3 alusivo a esta data, na qual se chama a atenção para os direitos da criança, com especial incidência para as matérias da saúde e da segurança.
 
 
 
A Direção-Geral do Consumidor

 

 


 

 

 

 

Com o novo ano letivo à porta, a Direção-Geral do Consumidor renova a brochura informativa “Regresso às aulas em segurança” que visa alertar para a promoção da saúde e da segurança dos mais novos no seu regresso às aulas 2015-2016.

 

Para além das recomendações sobre as compras dos materiais escolares, no transporte para a escola e na alimentação, a brochura remete para as mais recentes publicações da Direção-Geral do Consumidor sobre o “Consumo Sustentável – 2015” e sobre “Vestuário e calçado”, acessíveis no Portal do Consumidor - em www.consumidor.pt .

 

 


 

“Brincar e nadar em segurança” é a brochura que a Direção-Geral do Consumidor habitualmente divulga nesta época com o intuito de alertar os pais e educadores para a adoção de procedimentos e de comportamentos que ajudem a diminuir os riscos de acidentes nas piscinas.

Sabendo que é nas casas particulares com piscina onde ocorrem mais acidentes, a Direção-Geral do Consumidor desenvolveu, para além da referida brochura, um conjunto de flyers em formato eletrónico, com dicas de segurança focando especialmente a importância da vigilância das crianças na prevenção destes acidentes.

Estes flyers, redigidos nas línguas portuguesa e inglesa, podem e devem ser impressos, afixados e divulgados por todos os interessados de forma a conseguir-se a maior sensibilização possível, objetivo essencial dado a premência deste tema.

consulte “Brincar e nadar em segurança” (.pdf 687 KB)

Consulte os flyers:

flyer 1 (.pdf 321 Kb)

flyer 2 (.pdf 788 KB)

flyer 3 (.pdf 515 KB)

flyer 4 (.pdf 487 KB)

flyer 5 (.pdf 478 KB)

flyer 6 (.pdf 287 KB)

 

 


 

"Celebra-se o “Dia Mundial da Criança” e, como tal, a Direção-Geral do Consumidor, enquanto entidade destinada a proteger os direitos e interesses dos consumidores, associa-se a esta comemoração com a edição de um folheto/cartaz em formato eletrónico podendo ser impresso em formato A3 (para melhor leitura) alusivo a esta data, na qual se chama a atenção para os direitos da criança, com especial incidência para as matérias da saúde e da segurança."

 

 

 


 

Brochura desenvolvida pela Direção-Geral alusiva ao Carnaval e dedicada à informação aos consumidores, especialmente os mais jovens.

A brochura dá conselhos e orientações sobre produtos específicos para o Carnaval, para que crianças e jovens possam brincar em segurança. As máscaras, as bombas de carnaval, os artigos para disfarces, são alguns temas que se podem aqui encontrar.

São mostrados riscos e dadas orientações para os evitar.

 

 


 

Com o novo ano letivo à porta, a Direção-Geral do Consumidor renova a brochura informativa “Regresso às aulas em segurança” que visa alertar para a promoção da saúde e da segurança dos mais novos no seu regresso às aulas 2014-2015.

 

Para além das recomendações sobre as compras dos materiais escolares, no transporte para a escola e na alimentação, a brochura contém também um horário escolar para ser impresso e utilizado e algumas dicas para tornar o estudo mais proveitoso.

 


 

 

Assinala-se nesta semana, a “Semana Internacional da Segurança dos Produtos 2014”.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico Organização e a Comissão Europeia irão realizar uma série de eventos dos quais se destaca o desenvolvimento de uma campanha internacional de sensibilização sobre os perigos e os desafios de segurança das pilhas-botão.
A Direção-Geral do Consumidor participa nesta campanha de sensibilização com as autoridades de defesa do consumidor da Austrália, Coreia, Estados Unidos, Brasil, México, Chile, Canadá , Letónia e França.
Neste âmbito, juntamos o folheto intitulado “Atenção às pilhas-botão!”

 

 


 

 


 

 

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação e no âmbito das várias iniciativas que têm lugar neste dia, a Direção-Geral do Consumidor e a Associação Portuguesa de Nutricionistas disponibilizam um Guia Prático para educadores sobre a “Alimentação Em Idade Escolar”. 

 


 

"Dia 1 de junho, celebra-se o Dia Mundial da Criança e, por isso, a Direção-Geral do Consumidor, entidade destinada a proteger os direitos e interesses dos consumidores, associa-se a esta comemoração com a divulgação de uma brochura informativa alusiva, em anexo, a qual chama a atenção para os direitos da criança, com especial incidência em matéria de saúde e de segurança"

 

 


 

 

Aproximando-se a época do Carnaval, a Direção-Geral do Consumidor chama a atenção para os cuidados a observar na aquisição e na utilização dos produtos mais utilizados nos festejos, em especial pelas crianças e pelos jovens

 


 

 

Brochura preparada pela Direção-Geral do Consumidor com os conselhos e recomendações para a segurança e a proteção dos consumidores nas compras e na preparação das decorações de Natal

 


 

No próximo dia 27 de Setembro assinala-se o Dia Mundial do Turismo, pelo que aproveitamos esta ocasião para divulgar a brochura editada pelo Centro Europeu do Consumidor (CEC Portugal), em colaboração com a Direção-Geral do Consumidor (DGC), destinada a informar os consumidores portugueses sobre vários aspetos relacionados com viagens de turismo e lazer, nomeadamente no espaço da União Europeia.

 

 


 

"regresso às aulas - respeitando a saúde e segurança das crianças"

Aproximando-se o ano letivo 2012-2013, a Direção-Geral do Consumidor disponibiliza, de novo, em parceria com a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição uma brochura com o objetivo de promover a saúde e segurança dos mais novos, com dicas para os pais mas também para as crianças e os jovens em idade escolar.

A brochura em formato eletrónico alerta para os cuidados na escolha, compra e utilização de artigos escolares, transmite alguns conselhos quanto à prevenção de riscos para a saúde e segurança das crianças e jovens em idade escolar e alerta pais e filhos para a importância de uma alimentação saudável e para a utilização segura da internet

 


 

 

 

"BRINCAR E NADAR EM SEGURANÇA!

PROCEDIMENTOS QUE SALVAM VIDAS!"

A Direção-Geral do Consumidor e o Instituto Português da Qualidade lançaram a brochura eletrónica “Brincar e nadar em segurança. Procedimentos que salvam vidas”. A brochura tem o intuito de alertar os pais e educadores para a adoção de procedimentos e de comportamentos que ajudem a diminuir os riscos de acidentes nas piscinas e a divulgar a norma portuguesa sobre requisitos de segurança de vedações e acessos.

 

 


 

 "ACTIVIDADES DE AR LIVRE"

 

Para assinalar esta data, a Direção-Geral do Consumidor, enquanto entidade pública destinada a proteger os direitos e interesses dos consumidores, promove a divulgação de mais uma brochura de informação em formato digital, elaborada com a colaboração do Turismo de Portugal e da APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, com o objetivo de sensibilizar o público para os cuidados que deve ter no desenvolvimento são e seguro destas atividades.

 

 


 

"Para todas as crianças

Saúde, Educação, Igualdade, Protecção"

 


 

"Natal em segurança"

Aproximando-se mais uma época festiva, a Direcção-Geral do Consumidor, enquanto entidade destinada a proteger os direitos e interesses dos consumidores, em especial o direito à saúde e à segurança, pretende, através de uma campanha intitulada “Natal em Segurança”, sensibilizar os consumidores para os cuidados a ter na escolha de brinquedos e na utilização e manuseamento de produtos relacionados com esta época.

 

 


 "Regresso às AULAS em segurança"

 

 


 

 

A DGC elaborou um “Manual de Segurança” informativo sobre o tema "Manual de Segurança", em formato digital, que  inclui algumas recomendações importantes para a salvaguarda da saúde e segurança dos consumidores.

  


 

 "Ouve música em segurança e protege a tua audição"

Estudos realizados comprovaram que a exposição prolongada a sons elevados produzidos por leitores de música portáteis pode provocar lesões auditivas irreversíveis.
Por este motivo, o melhor tratamento é a prevenção.

 

 

 

 


 

 

 

 
 Print   
   
 
Onda Rosa Minimize
   
 Print   
   
 
Campanhas / Projectos Minimize
   
 Print   
   
 
Protocolos Minimize
   
 Print