
Por ocasião das comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de Março 2018) o Serviço de Defesa do Consumidor da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, em parceria com a Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, apresentou uma campanha, intitulada “Viver em Condomínio: Um Exercício de Cidadania".
O simples facto de vivermos em condomínio faz com que, mesmo quando nos encontramos nas nossas próprias casas, tenhamos de respeitar um certo número de regras indispensáveis a uma convivência sã e que ao fim e ao cabo são regras que vão beber, no seu fundo ético e cívico, às mais elementares regras, que regem, desde sempre, as relações de boa vizinhança.
Como todos sabemos, é inerente ao próprio ser humano, a dificuldade em respeitar, em absoluto, regras, opiniões contrárias e diferenças comportamentais. E quanto maior for o número de condóminos, maior será a probabilidade de tais diferenças se acentuarem e maiores entraves existirão em tomar decisões que respeitam a todos.
Isto conduz-nos a uma questão que deve ser vista não apenas numa perspectiva actual, mas também de futuro, que é a educação para a cidadania, nesta concepção ampla que aqui usámos, das novas gerações.
Só assim, se garantirá a prazo uma melhoria também nas relações e convivência a que a vida social organizada em condomínios, a todos exige.